15 de maio de 2020

MOMENTO DE SAUDADE

Esse pessoal da minha idade sempre costuma falar dos “bons tempos” de antigamente. Tenho procurado evitar esta carapuça. Mas hoje em dia não é fácil. Só para citar um exemplo. Naqueles tempos também se ficava doente, mas era diferente. Sim, também se pegava um resfriado, ou até gripe, com febre e tudo. Também era por conta de um tal vírus, uma coisinha que ninguém vê, mas não se falava dele. Muito ao contrário da promoção que tem agora esse aí, no mundo todo, um tal CORONAVÍRUS. Acho que deviam chamar de Coroa-Vírus, porque só pega os velhos. Pelo menos é o que dizem. Mesmo assim dá um medo em todo mundo. Também não se fala em outra coisa. TV, jornal, político, o assunto é um só e isso já faz meses.

Os governos todos, do mundo, do país, do estado, do município, eles não dão trégua. Mandam ficar em casa. Aluno não tem aula. Não se tem futebol, fábricas e negócios estão parados. Um tem que ficar quase dois metros longe do outro. Mandam todo mundo usar máscara, que nem bandido, ou bem antigamente no carnaval. Hoje em dia não é para não ser reconhecido não, é para se defender do vírus! Eu acho que é bobagem, deve ser para outra coisa. Quem entende diz que vírus entra pela boca, nariz ou pelos olhos e a máscara só tampa a boca e, nem sempre, o nariz. E mais, o vírus é tão pequeno que malha de tecido para ele é porta aberta. Pior, a máscara segura o ar ruim que a gente bota para fora e atrapalha o ar bom que precisamos por para dentro. Com o ar bom também vêm aqueles bichinhos que nos defendem, que até se compra nas farmácias chamados “probióticos”.

Também não entendo neste mundo novo essa história de mandar todos ficarem em casa. É o confinamento ou distanciamento social. Nunca se fez isso antes. Já tivemos epidemias de gripe antes e ninguém fez. Não pode dar certo. A criançada tem que ir para a escola, tem que encontrar colegas. Pela televisão não vai aprender nem tabuada. Mas sem brincadeira, máquinas paradas? Comércio a meia-boca? Donde virá o dinheiro, do governo? Este já não tinha e vai ter agora? Vai até deixar de receber imposto. Vai ter ainda menos e vai ser obrigado a imprimir. Vai faltar dinheiro na praça, quando falta dinheiro, falta comida e as pessoas vão viver do que? O governo vai ter que proibir o uso de máscaras e decretar novo confinamento.

Não posso garantir nem afirmar, mas acho que antigamente o mundo era mesmo melhor.