20 de março de 2020

PÂNICO

Tenho certeza que vocês sentem como eu, não aguentam mais ligar a TV e escutar a palavra “coronavirus”. Já vi muita coisa, mas no que foi transformada a nossa paisagem midiática, é para mim algo absolutamente original, nunca visto. Parece que nada mais acontece ao nosso redor, ou tudo o que agora nos deve interessar é essa nuvem negra que paira sobre o mundo. Ela é terrível ameaça à humanidade, mas os governos estão fazendo tudo para nos salvar.

Isso me faz lembrar o que disse o Dr.Ron Paul. Foi deputado na Câmara dos Estados Unidos e por várias vezes candidato à presidência daquele país:

“Governos gostam de crises que amedrontam as pessoas. Com medo o cidadão fica mais propenso a sacrificar direitos, porque isso ajudaria o governo a resolver o problema. Passado o perigo nunca mais o governo se lembrará de nos devolver nossas liberdades.” Dr.Paul lembrou o Patriot Act editado pós 11/9 e valendo até hoje.

Há poucos minutos recebi a notícia de que o governo da Dinamarca acaba de aprovar lei que permite exames de saúde obrigatórios, internamento, medicação e vacinação, tudo obrigatório, se necessário sob condução policial. Isso naturalmente a pretexto do tal VÍRUS, igual a um sem número de ordens e medidas que são determinadas ao redor do mundo por toda sorte de autoridade. Apenas para registro lembro entre elas: suspensão de uma série de atividades que reúnam certo número de pessoas, tais como escolas, faculdade, esportes, shopping centers, cinema, teatro; produções caríssimas como Fórmula 1, torneios esportivos, viagens, espetáculos, tudo sumariamente cancelado. Fechamento de fronteiras e outras mais, além das que estão por vir. 

Entretanto cabe destacar que a OMS - Organização Mundial da Saúde – afirma, que limitar o comércio ou restringir o movimento de pessoas e bens durante emergências de saúde pública, pode ser ineficiente e sugar recursos de outras intervenções. No Brasil a importância que vinha se dando à recuperação econômica do país sofreu uma forte reversão. Não se fala mais nisto. Pelo que se vê a despesa pública vai ser fortemente impactada.
A Europa fechou fronteiras, suspendeu aulas, proibiu aglomerações de todo tipo, mas mantém a programação dos exercícios militares que a OTAN está por realizar ali durante os próximos cinco meses com a participação de 37.000 militares de sete dos países-membros. A população tem que ficar em casa para não ser contaminada e os militares não? 

Voltando ao título deste artigo eu preciso perguntar: Por que vem sendo criado esse PÂNICO GERAL. Todos os veículos de comunicação rezam pela mesma cartilha e ao mesmo tempo. Não adianta mudar de canal. ISSO É COISA DE GOVERNO AUTOCRÁTICO gente! Mas talvez nem seja de governo, por vezes ele próprio dá sinais de meio perdido. Lembro que há dez anos tivemos a epidemia da gripe H1N1. Custou cerca de 18 mil mortes. Não houve histeria e as medidas restritivas, se é que houve, devem ter sido amenas. Para encerrar talvez seja interessante ver como se encarava a gripe cinquenta anos atrás. Para tanto fui buscar o verbete numa enciclopédia datada de 1958: 

“GRIPE – Gripe é uma infecção febril, que normalmente ocorre na primavera e tem transcurso epidêmico, podendo se espalhar por todo globo terrestre. É provocada pelo Virus da Gripe dos quais há vários tipos (os mais frequentes são os designados como A ou B) cada qual com vários troncos. A gripe é transmitida por infecção através de gotículas. Começa 1 a 3 dias após a transmissão com febre, faringite e catarro das vias respiratórias com fortes manifestações de mal-estar, dor de cabeça, das costas e dos membros. Pode se tornar perigosa em casos de existência de problemas circulatórios. Assume um desenrolar ameaçador em caso de inflamações do ouvido médio e seios nasais, assim como infecções paralelas por bactérias; só contra estas adianta empregar remédios, ou antibióticos. Guardar o leito é recomendado.”