16 de novembro de 2016

DOMINGO DA ETERNIDADE

O Dia de Finados, que no Brasil tem data fixa, na Alemanha é de data móvel e neste ano será comemorado no próximo dia 20 de novembro, conhecido como Dia dos Mortos (Totensonntag), ou Domingo da Eternidade (Ewigkeitssonntag).

Para este dia está se organizando manifestação especial junto ao MEMORIAL RHEINWIESENLAGER em Bretzenheim:
Só aqui, nestes campos de prisioneiros na Renânia, mais de um milhão de soldados alemães, que se entregaram com efeito da capitulação, ou tinham sido feitos prisioneiros nos dias finais da guerra, sofreu um fim profundamente triste e desumano. Morreram á míngua e ao relento. Sua história já foi aqui relatada e mais informações podem ser encontradas em sites de busca sob RHEINWIESENLAGER ou rheinwiesen camps, ou ainda no livro de James Baque “Other Losses”.
As homenagens deverão se estender a todas as perdas humanas sofridas pelo povo alemão, seja no campo de combate, seja pelos inclementes bombardeios, seja por suplícios ou cruel extermínio.

Os organizadores deste evento pedem que se compareça em trajes civis, sem bandeiras de partidos, sem dísticos. Podem ser portadas faixas, placas e fotos. Diante da possibilidade de acontecerem bloqueios no trajeto, estes devem ser comunicados sob 015122810244.

Não sei dizer, se o que os donos do poder fizeram com a Alemanha, foi pior ou não do que fazem hoje com tantas outras nações e povos. Tivemos, meus pais e eu, a graça de sobreviver àquela hecatombe da Segunda Guerra Mundial. Quem sobrevive sempre sente alguma dívida para com os que foram. A homenagem anunciada é mais que justa e faço votos que tenha a maior afluência, apesar de ser a iniciativa de particulares e não ter, como nunca teve, o beneplácito do governo. Sejam sempre lembrados os soldados, que deram sua vida em defesa da pátria; sejam sempre lembrados os civis, vítimas de bombas e fogo, sem que pudessem se defender; sejam sempre lembrados os que foram cruelmente eliminados. Que volte a paz à terra!

Toedter